4 cidades que já adotaram a atenção domiciliar em saúde

Promover a desospitalização segura, reduzindo o tempo de internação e atendendo pacientes, de forma completa e empática. Este é o principal objetivo do programa Melhor em Casa, uma iniciativa do governo federal aplicada em parceria com os municípios. “A atenção domiciliar visa a proporcionar um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar”, afirma a página oficial da iniciativa, mantida pelo Ministério da Saúde.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais, incluindo fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico, poderão compor os grupos de apoio, capazes de cuidar de 60 pessoas, simultaneamente.

O programa foi lançado em 2011. Até 2023, o número total de equipes em atuação passou de 59 para 2.137, o que corresponde a um crescimento médio de 180 por ano. Entre os beneficiados, 60% a 70% têm mais de 60 anos. Adultos entre 30 e 59 anos são 25% dos pacientes.

1- A necessidade global de atenção domiciliar em saúde

 A iniciativa está alinhada com as previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com a Aliança Mundial de Cuidados Paliativos, que indicam que existem mais de 56 milhões de pessoas no mundo com necessidade deste perfil de auxílio. Até o ano de 2060, este número deve dobrar. Neste momento, no mundo, apenas 14% das pessoas que precisam são atendidas de forma a receberem tratamento que proporcionem melhoria na qualidade de vida do paciente.

O atendimento domiciliar é, portanto, uma ampla tendência mundial, com benefícios reconhecidos. A quantidade de municípios brasileiros que já aderiu ao programa Melhor em Casa dá uma ideia da importância desta estratégia: ele já é utilizado em 977 cidades de 26 estados, com repasses totais acumulados de cerca de R$ 5,2 bilhões desde 2011.

Em mais de 30% das cidades do país, 100% da população pode ser assistida pelo Melhor em Casa, incluindo capitais com cobertura universal, como Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). São realizados 4,2 milhões de atendimentos por ano, em média.

2- Soluções e desafios para implementar o atendimento domiciliar

O setor privado também avança no fortalecimento de ações de atendimento domiciliar. As grandes redes de hospitais, em especial, atuam para garantir a melhor transição dos pacientes, que podem se beneficiar deste recurso no conforto do lar – desde que o risco da reospitalização seja administrado.

Trata-se de uma forma de gerar conforto e aumentar a qualidade do atendimento, num cenário de aumento dos custos para o setor. De acordo com Anuário de Custos de Planos de Saúde, realizado pela consultoria atuarial da Funcional Health Tech, em 2022, cada beneficiário de plano de saúde realizou, em média, 6,4 consultas por ano e 20,3 exames, acima dos valores de 2021, de 5,6 e 19,1, respectivamente. A proporção de pessoas que foram internadas em cada ano também cresceu, de 9,2% para 10,6%. Se 43% usaram algum serviço coberto por seus planos em 2021, em 2022 foram quase 47%.

O atendimento domiciliar se mostra, portanto, uma solução que apresenta benefícios em diversas frentes. A implementação, por outro lado, apresenta alguns desafios, em especial a dificuldade para proporcionar acompanhamento adequado a distância. A solução passa por diferentes aspectos:

1. Avaliação e planejamento personalizado:

Quando cada paciente recebe uma avaliação completa de suas necessidades de cuidados, torna-se possível desenvolver, em colaboração com a equipe médica, um plano de atendimento domiciliar personalizado.

2. Equipe multidisciplinar de profissionais de saúde:

A fim de garantir uma abordagem holística e abrangente, é importante formar uma equipe composta por enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros profissionais de saúde.

3. Monitoramento contínuo e suporte 24/7:

Os pacientes precisam contar com monitoramento contínuo e suporte telefônico 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo uma resposta rápida a quaisquer preocupações ou complicações durante a recuperação em casa.

3- Resultados expressivos

Quando um parceiro capacitado para implementar tais soluções é contratado para fornecer suporte, a rede hospitalar se vê apoiada nestas rotinas, sem precisar deslocar pessoal próprio. É esta a proposta de valor da 11Care, uma companhia impulsionada por um propósito maior: transformar a experiência na área da saúde.

Para isso, proporciona a seus parceiros qualidade e eficiência por meio da inovação, da tecnologia avançada e de um olhar centrado no paciente – valorizando cada vida e cada história. A implementação dos serviços de atendimento domiciliar com a 11Care resulta em uma série de benefícios significativos para a rede hospitalar:

  1. Redução de readmissões hospitalares, observada entre os enfermos que receberam os serviços de atendimento domiciliar, resultando em uma melhoria significativa na continuidade do cuidado e na eficácia do tratamento.
  2. Melhoria da qualidade de vida dos pacientes, que relatam maior conforto e satisfação. Eles também entendem a relevância de contar com suporte contínuo e personalizado durante a recuperação em casa.
  3. Eficiência operacional e redução de custos, que resulta em uma redução nos custos associados a readmissões que poderiam ser evitadas, contribuindo assim para uma utilização mais eficiente dos recursos hospitalares.